1-TÍTULO:
Num Gesto de Amor e Proteção à Natureza
2-CLIENTELA:
Comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo e população portoxavierense.
3- DURAÇÃO:
O projeto será realizado nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro de 2005.
4- EXECUÇÃO:
Escola Municipal Érico Veríssimo.
5- PROBLEMA:
O processo crescente de destruição da natureza e desconhecimento da maioria das pessoas de que o ambiente, planeta terra, é vivo. Nele a vida se manifesta como uma cadeia de interação, na qual nada se perde, tudo se transforma... e sabemos que para preservar é preciso conhecer e o ser humano ainda não enxerga as árvores, não reconhece o belo da natureza, não conversa com as plantas, não sabe a função dos insetos e as inter-relações e vida e vida... não compreende que destruindo a natureza está se autodestruindo.
6- JUSTIFICATIVA:
Os educadores e educandos da Escola Érico Veríssimo, se conscientizaram de que podem, através de pesquisas, textos, teatros, plantio de árvores, cuidados com os animais, com o ambiente em si, destacar a importância da preservação da vida em todas as suas manifestações, tornando o lema “Num Gesto de Amor e Proteção à Natureza” uma práxis constante na vida das pessoas.
7- OBJETIVOS:
7.1- Compreender, valorizar e preservar a natureza, respeitando a vida;
7.2- Conhecer os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seus desperdícios;
7.3- Sensibilizar-se em relação ao ambiente de sua própria comunidade, levando-o a desenvolver habilidades para a solução de problemas ambientais circunscritos à realidade local;
7.4 – Adquirir conhecimentos científicos básicos, compatíveis com a sua faixa etária, compreendendo os fenômenos naturais e as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente;
7.5- Desenvolver a capacidade de observação, de pesquisa, de coleta de dados, de formulação, de hipóteses, de realização de experimentos e de conclusão;
7.6- Cultivar e cuidar de plantas comestíveis (hortaliças e frutas), utilizando alimentação adequada e saudável;
7.7- Proteger o Riacho Divisa, afluente do Rio Uruguai, limpando e reflorestando suas margens.
8- METODOLOGIA:
- Diálogo sobre a importância de proteger e reflorestar a natureza;
- Cultivar o hábito de proteção, com aplicação do plantio e cuidados de mudas de árvores;
- Aplicação de textos narrativos, dissertativos, poéticos, cantos, teatros... a fim de fixar o conteúdo;
- Experiência com duas plantinhas, uma que recebe todo o afeto, cuidado, carinho e proteção, enquanto que a outra nada recebe, a fim de visualizar as necessidades da planta;
- Pesquisas em jornais, revistas... sobre o tema em foco;
- Entrevista com pessoas de diversas idades sobre seus atos de proteção à natureza;
- Análise e combinação dos dados obtidos.
9- AVALIAÇÃO:
Será considerada satisfatória se os envolvidos demonstrarem interesse e participação nas atividades propostas, se conscientizando e demonstrando amor e proteção para com a natureza que tanto precisa.
10- CONCLUSÃO:
A proteção à natureza é extremamente necessária para a preservação das espécies, inclusive a humana, dado que, a sobrevivência do ser humano depende deste presente lindo que Deus deixou a todos: A NATUREZA. Infelizmente a humanidade não se importa e mata animais ameaçados de extinção, queima as florestas, polui os rios, mares...
ANÁLISE CRÍTICA
Poucos compreendem que a natureza oferece equilíbrio, tudo está em perfeita harmonia e se encaixa tão bem que nenhum homem conseguirá imitar essa perfeição. Ele faz o contrario e põe em perigo todas as espécies... É tempo de pensar no verde, regar a semente que ainda não nasceu, preservar a vida, reflorestar, cuidar dos rios, animais... assim, acredito que a idéia deste projeto foi de extrema importância para a vida dos envolvidos em todos os aspectos. Conhecendo esta realidade, acho que apesar do peso moral e social impreguinadas na parte que determinou o reflorestamento do riacho existente nas proximidades do educandário, poderia ser trocado por um reflorestamento nas dependências da escola através do plantio de árvores de lei e/ou árvores frutíferas(pomar), pois, infelizmente todo o investimento dedicado as margens do riacho não foi proveitoso devido a problemas da própria natureza que resolveu acariciar a todos com uma grande seca, assim, o dono da propriedade teve que abrir aquele espaço, único onde havia água em abundância...
Num Gesto de Amor e Proteção à Natureza
2-CLIENTELA:
Comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo e população portoxavierense.
3- DURAÇÃO:
O projeto será realizado nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro de 2005.
4- EXECUÇÃO:
Escola Municipal Érico Veríssimo.
5- PROBLEMA:
O processo crescente de destruição da natureza e desconhecimento da maioria das pessoas de que o ambiente, planeta terra, é vivo. Nele a vida se manifesta como uma cadeia de interação, na qual nada se perde, tudo se transforma... e sabemos que para preservar é preciso conhecer e o ser humano ainda não enxerga as árvores, não reconhece o belo da natureza, não conversa com as plantas, não sabe a função dos insetos e as inter-relações e vida e vida... não compreende que destruindo a natureza está se autodestruindo.
6- JUSTIFICATIVA:
Os educadores e educandos da Escola Érico Veríssimo, se conscientizaram de que podem, através de pesquisas, textos, teatros, plantio de árvores, cuidados com os animais, com o ambiente em si, destacar a importância da preservação da vida em todas as suas manifestações, tornando o lema “Num Gesto de Amor e Proteção à Natureza” uma práxis constante na vida das pessoas.
7- OBJETIVOS:
7.1- Compreender, valorizar e preservar a natureza, respeitando a vida;
7.2- Conhecer os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seus desperdícios;
7.3- Sensibilizar-se em relação ao ambiente de sua própria comunidade, levando-o a desenvolver habilidades para a solução de problemas ambientais circunscritos à realidade local;
7.4 – Adquirir conhecimentos científicos básicos, compatíveis com a sua faixa etária, compreendendo os fenômenos naturais e as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente;
7.5- Desenvolver a capacidade de observação, de pesquisa, de coleta de dados, de formulação, de hipóteses, de realização de experimentos e de conclusão;
7.6- Cultivar e cuidar de plantas comestíveis (hortaliças e frutas), utilizando alimentação adequada e saudável;
7.7- Proteger o Riacho Divisa, afluente do Rio Uruguai, limpando e reflorestando suas margens.
8- METODOLOGIA:
- Diálogo sobre a importância de proteger e reflorestar a natureza;
- Cultivar o hábito de proteção, com aplicação do plantio e cuidados de mudas de árvores;
- Aplicação de textos narrativos, dissertativos, poéticos, cantos, teatros... a fim de fixar o conteúdo;
- Experiência com duas plantinhas, uma que recebe todo o afeto, cuidado, carinho e proteção, enquanto que a outra nada recebe, a fim de visualizar as necessidades da planta;
- Pesquisas em jornais, revistas... sobre o tema em foco;
- Entrevista com pessoas de diversas idades sobre seus atos de proteção à natureza;
- Análise e combinação dos dados obtidos.
9- AVALIAÇÃO:
Será considerada satisfatória se os envolvidos demonstrarem interesse e participação nas atividades propostas, se conscientizando e demonstrando amor e proteção para com a natureza que tanto precisa.
10- CONCLUSÃO:
A proteção à natureza é extremamente necessária para a preservação das espécies, inclusive a humana, dado que, a sobrevivência do ser humano depende deste presente lindo que Deus deixou a todos: A NATUREZA. Infelizmente a humanidade não se importa e mata animais ameaçados de extinção, queima as florestas, polui os rios, mares...
ANÁLISE CRÍTICA
Poucos compreendem que a natureza oferece equilíbrio, tudo está em perfeita harmonia e se encaixa tão bem que nenhum homem conseguirá imitar essa perfeição. Ele faz o contrario e põe em perigo todas as espécies... É tempo de pensar no verde, regar a semente que ainda não nasceu, preservar a vida, reflorestar, cuidar dos rios, animais... assim, acredito que a idéia deste projeto foi de extrema importância para a vida dos envolvidos em todos os aspectos. Conhecendo esta realidade, acho que apesar do peso moral e social impreguinadas na parte que determinou o reflorestamento do riacho existente nas proximidades do educandário, poderia ser trocado por um reflorestamento nas dependências da escola através do plantio de árvores de lei e/ou árvores frutíferas(pomar), pois, infelizmente todo o investimento dedicado as margens do riacho não foi proveitoso devido a problemas da própria natureza que resolveu acariciar a todos com uma grande seca, assim, o dono da propriedade teve que abrir aquele espaço, único onde havia água em abundância...
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